Registro

Bebês já podem sair da maternidade com CPF

Medida adotada pretende diminuir o número de crianças sem registro no município

Jô Folha -

Em Pelotas os bebês podem sair da maternidade já registrados e com CPF. Esse passo é uma das várias ações do projeto Pacto Pelotas pela Paz e tem como objetivo diminuir o número de crianças nascidas sem registros ou com registros tardios no município.

A enfermeira Sheila Strelow, coordenadora dos projetos da Infância Protegida do eixo de prevenção do Pacto, diz que a atuação quer erradicar a falta de registros e já dar o CPF à criança, para manter seus documentos em dia desde o momento da saída da maternidade.

O Banco de Oportunidades do município acabou identificando muitos jovens sem registro, a maioria deles exposta à violência, com baixo rendimento escolar ou com histórico de violência na família. Segundo Sheila, os dados levantados pela prefeitura apontam um índice anual de 5% de crianças sem registro. Considerando a média de 4,2 mil crianças por ano, isso aponta cerca de 200 pessoas não registradas todo ano. "É muito elevado", lamenta.

O programa intensificou-se a parir do dia 27 de novembro e, até aqui, mais de 80 registros já foram feitos ainda dentro dos hospitais. Das maternidades do município, apenas a da Beneficência Portuguesa não aderiu ao programa. Segundo Sheila, o baixo índice de nascimentos no hospital fez eles optarem por isso.

A escrevente autorizada do Cartório de Registro Civil 2ª Zona, Mariele Crizel de Azevedo, diz que a medida facilitou bastante os registros. Anteriormente, alguns pais levavam semanas para fazer o registro. Segundo ela, após 15 dias de nascimento da criança, o registro pode ser feito apenas sob autorização judicial e fica passível de multa. Ela vê o estimulo como um facilitador. Segundo ela, a média é superior aos quatro registros por dia e a maioria já sai com o CPF.

Os escreventes levam ao hospital apenas um notebook e uma impressora. Através do computador, conectam com o sistema do cartório e emitem a certidão junto com o CPF. A praticidade fez vários pais optarem por já fazerem na maternidade o registro. Um desses pais foi Rodrigo Gonçalves, pai de Manuelly. Com apenas dois dias de vida, ela já estava com toda a documentação em dia. "É uma maravilha, não precisa estar correndo", comemora.

Rodrigo destacou a importância de fazer o quanto antes os documentos, justamente para manter os dados da criança atualizados e para mantê-la inclusa na sociedade. "Uma hora ela vai ter que fazer. Quanto antes, melhor", garante, sorrindo enquanto observa sua segunda filha na companhia da mãe, Clarissa.


Documentos
Para já sair com o CPF da maternidade, os documentos são simples, segundo Rodrigo Silveira Mendes, escrevente do Cartório de Registro Civil da 1ª Zona. A folha amarela preenchida, o registro de nascido vivo e os documentos de mãe e pai são necessários para a certidão de nascimento. Para o CPF, além dos outros documentos, basta contar com os CPFs dos pais e ter um endereço e o CEP no registro. A certidão é gratuita e fica pronta na hora.

Confira os horários do atendimento nas maternidades
Hospital Miguel Piltcher - Cartório de Registro Civil 2ª Zona
Terça-feira - Das 15h às 16h
Sexta-feira - Das 15h às 16h
Hospital Universitário São Francisco de Paula - Cartório de Registro Civil 1ª Zona
Segunda-feira - Das 9h às 11h
Quarta-feira - Das 13h às 15h
Sexta-feira - Das 13h às 15h
Hospital-Escola da UFPel/Filial Ebserh - Cartório de Registro Civil 1ª Zona
Segunda-feira - Das 9h às 10h30min
Quarta-feira - Das 15h às 16h
Sexta-feira - Das 15h às 16h
Santa Casa de Misericórdia de Pelotas - Cartório de Registro Civil 1ª Zona
Segunda-feira - Das 10h30min às 11h30min
Quarta-feira - Das 16h às 17h
Sexta-feira - Das 16h às 17h

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Justiça garante tratamento de cão com leishmaniose em vez de eutanásia Anterior

Justiça garante tratamento de cão com leishmaniose em vez de eutanásia

MEC divulga lista de aprovados do Sisu 2018 Próximo

MEC divulga lista de aprovados do Sisu 2018

Deixe seu comentário